rss

 

Gato American Curl | American Curl Cat

  • Publicado: 19/11/2010 20:05
  • Expira: Este anúncio expirou

Em 1981, em Lakewood, Califórnia, a famíla Ruga adoptou uma gata vadia negra de pêlo semi-longo e orelhas encaracoladas (curl) à qual deram o nome de Shalamith. No final desse ano, Shalamith deu à luz quatro gatinhos, dois dos quais apresentavam o mesmo tipo de orelhas. Em 1983, Nancy Kiester, criadora e amiga da família Ruga, apresentou Shulamith e a sua descendência numa exposição felina da Califórnia, obtendo um grande êxito. Na mesma época, empreendeu a criação dessa nova raça. A mutação responsável pela curvatura do pavilhão auricular é causada por um gene dominante que apenas pode ser transmitido por um dos progenitores. Quer seja de pêlo curto ou pêlo comprido, o Gato American Curl apresenta umas lindas orelhas, guarnecidas internamente por abundantes pêlos. A cartilagem é firme ao toque. Existem três graus de inclinação: ligeiro rebatimento, curvatura parcial e curvatura completa em forma de lua em quarto crescente. Este último, é o formato mais procurado. Esta raça foi reconhecida pela T.I.C.A. em 1985, e posteriormente, pela C.F.A. em 1991. Introduzida em França, em 1988, a primeira ninhada nasceu em 1989. Foi introduzida na Grã-Bretanha em 1995. O Gato American Curl é um gato raro, sobretudo, fora dos Estados Unidos.

Descrição:

Cabeça: Média, ligeiramente mais comprida do que larga, sem face achatada. Nariz recto evidenciando uma curvatura suave na passagem da fronte. Focinho nem pontiagudo nem quadrado, sem pinch. Queixo firme.

Orelhas: Moderadamente grandes, largas na base, de inserção elevada e com extremidades redondas. Pavilhão auricular recurvado em direcção ao topo da cabeça. O grau de curvatura pode ir de 90 a 180 graus, no máximo. É apreciada a abundância de pêlo no seu interior, assim como as extremidades de lince.

Olhos: Bastante grandes, em forma de noz, espaçados. A cor que deve ser viva, profunda e uniforme, não tem qualquer relação com a cor da pelagem.

Pescoço: Médio.

Corpo: Semi-foreign (semi-estrangeiro), com um comprimento igual a 1,5 vezes a altura do garrote. Estrutura óssea e musculatura nem demasiado fortes nem muito finas.

Patas: De comprimento médio, proporcionais ao corpo. As patas anteriores são ligeiramente mais curtas que as posteriores. Bastante direitas e com musculatura firme. Pés de tamanho médio e redondos.

Cauda: De comprimento igual ao do corpo. Larga na base, afilando-se até à extremidade arredondada.

Pelagem: duas variedades: Pêlo semi-longo, actualmente, o mais frequente, fino e sedoso. Sub-pêlo pouco abundante. Ausência de colar, penacho abundante na cauda. Pêlo curto: fino, sedoso e acamado. Sub-pêlo reduzido. São admitidas todas as cores.

Defeito: Stop muito acentuado. Pelagem espessa, rude com sub-pêlo abundante, colar. Orelhas com inserção baixa e com uma curvatura demasiado pronunciada, a extremidade da orelha não deve tocar na zona posterior do pavilhão ou da cabeça.

Carácter: Gato de carácter equilibrado, com um temperamento constante, malicioso, brincalhão e de fácil convivência. Praticamente não mia. Sociável, afectuoso, sensível, está muito ligado ao dono. Aceita os seus congéneres e os cães e gosta de crianças. Activo, tem necessidade de exercício, pelo que um jardim cercado é o ideal. Atinge a completa maturidade por volta dos 2 a 3 anos de idade. A cartilagem da orelha recurva-se e endurece a partir do 4 dia de vida. No entanto, a curvatura definitiva não surge antes dos 3 a 4 meses de vida. Fácil manutenção. Bastará penteá-lo e escová-lo uma vez por semana. As orelhas podem ser limpas, mas apenas com um produto adequado. Deverá tomar banho alguns dias antes da exposição. O gene responsável pela curvatura das orelhas não é portador de qualquer patologia. Contrariamente, ao que sucede com o Scottish Fold, dois American Curl podem acasalar sem haver qualquer risco para a futura ninhada. Para evitar uma consanguinidade excessiva, tendo em conta a reduzida população desta raça, é aconselhável realizar cruzamentos com gatos de orelhas normais.

Observação: Não são autorizados cruzamentos com outras raças.

8117 Visualizações, 9 até à data

  

Comentários

Comentários fechados.