rss

 

Gato Devon Rex | Poodle Cat | Gato Caniche

  • Publicado: 28/09/2010 17:47
  • Expira: Este anúncio expirou

A história da Raça Gatos Devon Rex começa em 1960, no Devon, em Inglaterra, a Senhora Beryl Cox recolheu um gato de pelagem frisada oriundo de uma ninhada de gatos vadios, que viviam numa mina desactivada. Este gato foi cruzado com uma gata tricolor. Dessa união nasceu um macho frisado ao qual deu o nome Kirlee. Este animal, por sua vez, foi cruzado com gatas Cornish, mas as crias resultantes tinham o pêlo liso. O que significava que os dois genes responsáveis pelas duas mutações, a do Devon e a do Cornish eram simultaneamente diferentes e recessivos. Para fixar o gene mutante do Devon, com base em Kirlee, iniciou-se um processo a partir de forte consanguinidade que infelizmente, levou ao aparecimento em algumas linhagens de uma doença hereditária mortal, a espasticidade. No entanto, esta raça é muito vigiada e os criadores, quer ingleses quer americanos e franceses, trabalham em conjunto para a selecção dos indivíduos saudáveis, cujos pedigrees são submetidos a um estudo apurado. O Gato Devon Rex foi oficialmente reconhecido em 1967 pela F.I.Fe. Nos Estados Unidos esta raça só foi diferenciada do Cornish Rex a partir de 1979. Está reconhecido pela C.F.A. e pela T.I.C.A. que editou um standard em 1988.

Caracteristicas:

Cabeça: Bastante pequena, com aspecto cuneiforme, curta, angulosa. Crânio achatado, fronte bombeada. Bochechas cheias, maçãs do rosto proeminentes. Focinho curto. Nariz curto. Stop muito acentuado. Queixo forte. Pinch muito pronunciado. Bigodes e sobrancelhas frisadas, bastante ásperas e de comprimento médio.

Orelhas: Muito grandes, largas na base, em forma de cone com extremidades arredondadas. Inserção muito baixa, cobertas por pêlos muito finos. Pêlos esparsos no interior. Pêlos nas extremidades das orelhas (Lynx tip).

Olhos: Grandes, ovalados, bastante espaçados, dispostos em oblíquo em direcção ao bordo exterior da orelha. Cor luminosa, nítida, pura e em consonância com a cor da pelagem.

Pescoço: De comprimento médio, fino, levemente arqueado.

Corpo: Tamanho e comprimento médios. Peito largo. Musculatura firme e forte.

Patas: Compridas, finas. As patas posteriores são nitidamente maiores do que as anteriores. Estrutura óssea fina a média. Musculatura vigorosa. Pés pequenos, ovais.

Cauda: Comprida, fina, afilando progressivamente, guarnecida por bastante pêlo curto.

Pelagem: Pelagem curta, fina, ondulada, com ou sem pêlo de guarda, menos ordenada que a do Gato Cornish Rex, mais despenteada, como a de um Caniche ou de um carneiro. Alguns Devon Rex possuem apenas penugem no abdómen. Tal como no Cornish Rex, o crescimento do pêlo é lento. São permitidas todas as cores e todos os padrões, com ou sem presença de branco.

Defeito: Cabeça estreita tipo Oriental ou larga tipo Bristish. Orelhas pequenas, de inserção alta. Olhos pequenos. Corpo atarracado. Cauda curta, nua ou hirsuta. Pelagem chata. Pêlos duros, lisos. Extensas zonas sem pêlo.

Carácter: Gato muito vivo, brincalhão, acrobata mas ligeiramente menos activo do que o Cornish Rex. Dotado de um bom carácter, muito embora seja independente, mostra-se sociável com os seus congéneres e com os cães. Detesta a solidão. Muito afectuoso, sensível é um companheiro agradável de voz doce e discreta. Adapta-se bem à vida em apartamento, até porque é friorento. O desenvolvimento dos gatinhos é bastante rápido. A pelagem só adquire o aspecto de adulto por volta dos 6 meses. Quanto à manutenção, uma escovagem semanal é suficiente. Nunca perde os seus pêlos. Deve ser limpo frequentemente porque este gato transpira e os ouvidos produzem bastante cerúmen. Um exame cuidadoso do pedigree permite evitar o risco da espasticidade.

Observação: Não são autorizados cruzamentos com outras Raças de Gatos.

30313 Visualizações, 1 até à data

  

Comentários

Comentários fechados.