rss

 

Gato Korat | Korat Cat

  • Publicado: 28/09/2010 19:48
  • Expira: Este anúncio expirou

Esta raça natural é originária da Tailândia onde se estabeleceu depois do século XIV. Tem o nome de uma província desse país, onde é considerada um amuleto de sorte, e aliás, a sua denominação original, Si-Sawat, é sinónimo de cor e prosperidade. O Livro dos poemas sobre o gato do reinado de Ayuthaya (1350-1767), refere que os seus olhos cintilam como gotas de orvalho numa flor de lótus. No final do século XIX, foram importados e exibidos alguns exemplares na Grã-Bretanha, mas sem sucesso, pois foram considerados Siameses azuis. Uma criadora americana, Jean Johnson, iniciou a sua criação em 1959. A raça foi reconhecida pela C.F.A em 1966 e pela T.I.C.A. em 1969. O Gato Korat foi homologado pela F.I.Fe assim que chegou à Europa, em 1972. Muito conhecido nos Estados Unidos, esta raça está pouco divulgada na Europa.

Características:

Cabeça: Vista de frente tem forma de coração. Fronte achatada. Stop ligeiro entre a fronte e o nariz. Bochechas firmes e bastante desenvolvidas. Focinho nem pontiagudo nem quadrado. Nariz comprido, levemente arqueado na extremidade. Queixo forte, desenvolvido. Mandíbulas fortes.

Orelhas: Grandes, largas na base, com extremidades ligeiramente arredondadas. Inserção alta no crânio, em alerta. Pelagem curta na face externa.

Olhos: Grandes, redondos, bastante afastados e ligeiramente inclinados. Preferencialmente de um tom verde luminoso. Aceita-se a cor âmbar, especialmente nos animais jovens. Além disso, a cor definitiva só é atingida depois dos 2 anos de idade. As sobrancelhas desenham duas grandes curvas por cima dos olhos.

Pescoço: De tamanho médio, comprido.

Corpo: De tamanho médio, semi-cobby, nem compacto nem esbelto. Dorso ligeiramente arqueado. Forte, musculado, flexível.

Patas: Membros posteriores ligeiramente mais compridos do que os anteriores. Estrutura óssea média a forte. Pés ovais.

Cauda: De comprimento médio, mais grossa na base, afilando até uma extremidade arredondada.

Pelagem: Pêlo curto, fino, lustroso, cerrado. Pelagem simples, sem sub-pêlo, com tendência a eriçar na zona da coluna vertebral quando o animal se movimenta. Cor azul cinza prateada (silver blue), uniforme. A extremidade do pêlo é prateada, brilhante. A pele do nariz é azul acinzentada escura. As almofadinhas podem ser azuis escuras ou rosa lavanda.

Defeito: Cabeça estreita. Olhos pequenos, pouco espaçados. Olhos amarelos. Nariz demasiado comprido ou muito curto. Queixo afilado pinch. Desqualificação: todas as cores que não o azul. Manchas brancas.

Carácter: Gato vivo, activo, muito ágil e brincalhão, mas que não gosta nem de agitação nem de barulho. Precisa de um ambiente calmo. Pouco sociável com os seus congéneres, mostra-se reservado em relação a estranhos. Meigo, muito afectuoso, hipersensível, é extremamente ligado ao dono. Requer muito amor e atenção. O seu miar é melodioso. Manutenção fácil, uma escovagem semanal é suficiente.

Observação: Não são autorizados cruzamentos com outras Raças de Gatos.

5803 Visualizações, 8 até à data

  

Comentários

Comentários fechados.